Clique na imagem:

Clique na imagem:
Papo Torto!
EnglishFrenchGermanSpainItalianDutchRussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
______________________________________________________
¤§¤§¤§¤§¤§¤§¤§¤§¤§¤§¤§¤§¤§¤§¤§¤§¤§¤§¤§¤§¤§¤§¤§¤§¤§¤§¤§
''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

quinta-feira, 11 de março de 2010

Atitudes que podem mudar o mundo


Todas as pessoas gostam de ser tratadas bem, com respeito, carinho, educação. E sendo tratadas desse jeito acabam devolvendo isso as outras pessoas, mesmo que de outra maneira. Principalmente aquelas que trabalham, acabam enfrentando isso todos os dias. Vejamos uma comparação com um local de trabalho em que o chefe toma atitudes diferentes.


Horário de trabalho:

Manhã: 08h00min

Almoço: 12h00min

Tarde: 13h00min

Saída: 18h00min


O Chefe ingnorante

O funcionário chega à empresa, as 08h03min. Dirige-se ao local de trabalho. Passa pelo chefe e diz:

- Bom dia!

- Bom dia pra você que dormiu uns minutos a mais!

O funcionário se chateia. Senta em sua cadeira, começa a arrumar os papéis quando, sem querer esbarra no mouse e desperta o computador do modo de espera. Mais que depressa seu chefe grita:

- Desse jeito vou ter que pegar seu salário pra pagar a conta de energia!

Estressado, mas em silêncio, o funcionário começa a trabalhar.

Quando a hora do almoço já se aproximava, o funcionário se dirige a mesa do chefe para apresentar os relatórios que ele havia pedido no dia anterior às 17h50min.

- Aqui estão os relatórios que você me pediu.

- Nossa! Você teve ontem o dia inteiro pra fazer esses relatórios e só terminou hoje?

- O dia inteiro? Você pediu ontem quase na hora de eu ir embora!

- Não precisa ser estúpido.

- O quê? (estressado) Vou almoçar.

Volta do almoço 3 minutos mais cedo pra compensar o atraso. Passa pelo chefe e diz:

- Já compensei os 3 minutos de atraso.

- Não fez mais que a obrigação.

Vai pra sua mesa, senta em sua cadeira, quando liga o monitor vê vários alertas de vírus. Vai informar o chefe:

- Meu computador está com vírus.

- Vírus? Você não sabe nem mexer no computador? Deixou ele pegar vírus?

- Se você quiser eu mesmo posso fazer a manutenção e deixar ele em bom estado de novo. Não precisa me pagar a mais.

- Não, obrigado. Eu prefiro chamar um tem técnico. Serviço bem feito e de confiança.

Volta pra mesa, começa a organizar os papéis, arruma a bagunça, limpa a mesa. Quando seu chefe diz:

- Eu te pago pra faze faxina? Te registrei como faxineiro?

- Não. Inclusive meu registro é auxiliar de escritório. E eu faço lançamentos contábeis, fiscais, imprimo relatórios, faço arquivo, ajudo na recepção, vou visitar os clientes. Você não me paga pra isso, mas mesmo assim eu faço. Então por favor, me deixa trabalhar em paz.

Em silêncio, o chefe volta pra sua mesa, começa a digitar e ler uns papéis. A tarde inteira passa diante daquela sala que não teve nenhum barulho, silêncio. Silêncio, que só é interrompido às 17h59min quando o funcionário vai dizer ao chefe:

- Tchau, até amanhã!

- Antes de ir embora, por favor, assine esse papel. Até amanhã!

O funcionário não acredita no que vê. Uma advertência, em seu nome, na data daquele mesmo dia, pelos motivos:

Ø Atraso injustificado;

Ø Agredir verbalmente o encarregado;

Ø Destruir objeto de trabalho;

Ø Executar funções determinadas a outros;

Ø Ausência no período de trabalho;

_______________________________

O Chefe compreensivo


O funcionário chega à empresa, as 08h03min. Dirige-se ao local de trabalho. Passa pelo chefe e diz:

- Bom dia!

- Bom dia.

- Chefe, desculpa o atraso, eu tive um problema particular.

- Nada não, 3 minutos não são nada. Me paga uma rodada depois que está tudo certo!

O funcionário ri. Senta em sua cadeira, começa a arrumar os papéis quando, sem querer esbarra no mouse e desperta o computador do modo de espera. Seu chefe diz:

- Nossa, deixou ligado?

- Sim, me desculpe.

- Não, vou te transformar em um rato por ter deixado o PC ligado.

Gargalhando, discretamente, o funcionário começa a trabalhar.

Quando a hora do almoço já se aproximava, o funcionário se dirige a mesa do chefe para apresentar os relatórios que ele havia pedido no dia anterior às 17h50min.

- Aqui estão os relatórios que você me pediu.

- Nossa! Eu te pedi ontem os relatórios pra você poder ter tempo de fazer, e você já fez hoje?

- Sim. Você pediu ontem quase na hora de eu ir embora. Pensei que seria importante pra hoje.

- Ótimo. É bom saber que você se preocupa e é responsável

- Obrigado. Vou almoçar.

Volta do almoço 3 minutos mais cedo pra compensar o atraso. Passa pelo chefe e diz:

- Já compensei os 3 minutos de atraso.

- Não acredito que você fez isso.

- O que?

- Você não está mais devendo tempo. E a minha rodada que você ia pagar?

- Ainda está de pé. (risos)

Vai pra sua mesa, senta em sua cadeira, quando liga o monitor vê vários alertas de vírus. Vai informar o chefe:

- Meu computador está com vírus.

- Vírus? Você conhece alguém que possa arrumar?

- Se você quiser eu mesmo posso fazer a manutenção e deixar ele em bom estado de novo. Não precisa me pagar a mais.

- Não, você vai mexer. Eu prefiro você do que chamar um tem técnico. Serviço bom e de confiança.

Volta pra mesa, começa a arrumar o computador. Enquanto passa o antivírus, arruma a bagunça, limpa a mesa. Quando seu chefe diz:

- Para de limpar as coisas, senão a faxineira fica sem serviço.

- Não. Ela já tem bastante serviço. E essa sujeira fui eu quem fez.

- Você tem registro de auxiliar de escritório. E faz lançamentos contábeis, fiscais, imprimi relatórios, faz arquivo, ajuda na recepção, vai visitar os clientes. Você não recebe pra isso, mas mesmo assim faz. Então por favor, me desculpe.

Em silêncio, o chefe volta pra sua mesa, começa a digitar e ler uns papéis. A tarde inteira passa diante daquela sala que não teve nenhum barulho, silêncio. Silêncio, que só é interrompido às 17h59min quando o funcionário vai dizer ao chefe:

- Arrumei o computador. Tchau, até amanhã!

- Tudo bem. Obrigado. Ah, antes de ir embora, por favor, assine esse papel. Até amanhã!

O funcionário não acredita no que vê. Um envelope com destinatário ao dono da empresa. E dentro um contrato de admissão, em seu nome, na data daquele mesmo dia, com observações em um bilhete em anexo:

Ø Atrasos sempre justificados;

Ø Diálogo responsável com o encarregado;

Ø Proteger objeto de trabalho;

Ø Ajudar outros a executar suas funções nas horas livres;

Ø Presença e responsabilidade no período de trabalho;

OBS: Promover a cargo de confiança.



Autor: Saulo Martins

Scorpion Graphics

0 comentários:

Postar um comentário